quarta-feira, 18 de junho de 2008

Vida saudável muda ativação de genes em homens com câncer, diz estudo

Via G1 17/06/2008 - 14h15 - Atualizado em 17/06/2008 - 15h40

Pesquisa mostrou alteração positiva em mais de 500 trechos de DNA de pacientes.
Exercício físico, dieta melhorada e controle do estresse parecem ser responsáveis.


A ação benéfica de alimentação adequada, controle do estresse e exercício físico regular é capaz de mudar para melhor o sistema de ativação dos genes de uma pessoa, afirma um novo estudo. Pesquisadores americanos estudaram homens com câncer de próstata que alteraram seu estilo de vida e viram que o fenômeno afeta áreas "protetoras" de seu DNA.

Em estudo na revista científica "PNAS", Dean Ornish e seus colegas do Instituto de Pesquisa sobre Medicina Preventiva, na Califórnia, fizeram biópsias de próstata de 30 homens que são portadores de uma forma de baixo risco de câncer de próstata. Amostras obtidas quando a doença foi diagnosticada e outras retiradas três meses após a mudança no estilo de vida dos pacientes foram examinadas em busca de alterações moleculares importantes.

Os pesquisadores observaram uma alteração na expressão (grosso modo, o padrão de ativação ou desativação) de mais de 500 genes. Alguns trechos de DNA ligados à prevenção de doenças ficaram superativos, enquanto alguns dos chamados oncogenes, ligados à evolução do câncer, foram silenciados.

Segundo os pesquisadores, mais estudos são necessários para comprovar o efeito benéfico em pacientes com câncer e na população em geral.

Nenhum comentário: